quarta-feira, 24 de setembro de 2008

AS CORES DOS OLHOS E DA ALMA

Nossos artistas, sob a orientação do Professor Tonico Portela, resolveram trabalhar com o abstracionismo de Kandinsky e Paul Klee; vejam como o resultado ficou maravilhoso! Lembramos que as telas estarão em exposição a partir deste Sábado 27/09, a entrada é franca..........


Inspirado em kandinsky

Kandinsky nasceu no dia 4 de Dezembro de 1866, em Moscou, Rússia, no seio de uma família, cujo chefe era negociante de chás. Em 1871, a família mudou-se para Odessa. Os pais se divorciaram e a tia de Kandinsky se emcarregou de sua educação. Logo, de 1876 a 1885, Kandinsky recebeu as primeiras aulas de desenho e música; em 1886, começou os estudos de Direito e Economia na Universidade de Moscou.

Inspirado em Paul Klee

Paul Klee nasceu em 18 de dezembro de 1879 em Münchenbuchsee, perto de Berna, na Suíça.

Quando garoto, adorava ouvir os contos de fadas de sua avó, muitos dos quais ela mesma ilustrava. Logo se interessou por desenhar e pintar - mas sempre fantasia, nunca a partir da natureza. A morte de sua avó, quando ele tinha apenas cinco anos de idade, foi um golpe triste; sentiu-se "abandonado, um artista órfão".


Inspirado em kandinsky

A concepção de arte como reprodução de um objeto vem das leituras que Kandinsky realiza sobre tratados ocultistas, especialmente os da Sociedade Teosófica, fundada pela russa Helena Blavatsky. Para Kandinsky, ao invés de mediar seu espírito através do objeto representado, o artista deve utilizar-se da forma e da cor abstratas para revelar, diretamente, sua necessidade interior.


Inspirado em Paul Klee

Um dos elementos mais importantes na obra de Paul Klee é a cor. No início, ele lidava com as cores apenas sob uma perspectiva teórica. Mais tarde, porém, ele descobriu também a qualidade emocional das cores.